02/08/11

Alimentação - Tu és o que comes !

Dieta Yoguica

Antigamente, antes do desenvolvimento da Ciência Moderna, a comida era considerada medicina. Os princípios da alimentação saudável eram comummente conhecidos e as propriedades ocultas dos alimentos e ervas eram utilizadas para purificar, corrigir desequilíbrios e curar. A tendência de hoje, é regressar a estes princípios.
Na tradição yoguica, o sabor não é visto como somente um atributo agradável ou desagradável da comida, mas sim como um factor importante que afecta a nossa saúde e disposição.
Alimentos Doces: fortalecem, agradam e nutrem. Em excesso podem criar mucosa, indigestão, constipações frequentes e obesidade.
Alimentos Ácidos: estimulam o apetite e as secreções digestivas, excitam a mente e fortalecem o fluxo de energia aos órgãos. Em excesso contribuem para as febres, inflamações e impurezas no sangue.
Alimentos Salgados: diluem a mucosa, aumentam o apetite e ajudam a digestão. Em excesso, causam debilidade, excesso de fluido, impotência, rugas na pele, hiper-acidez e inflamação.
Alimentos Picantes: ajudam na assimilação da comida, excitam os órgãos, secam o excesso de fluidos, curam úlceras e combatem a obesidade. Em excesso, destroem o sémen e causam fadiga, perda de força, sede e dores no corpo.
Alimentos Amargos: limpam a garganta, afinam o intelecto e ajudam a pele. Em excesso, podem ocasionar dores de cabeça e perda de força.
Alimentos Adstringentes: são aliviantes e refrescantes, diminuem a mucosa e purificam o sangue. Em excesso, podem causar gases, prisão de ventre, dores no peito e sede.

Uauuu..

Sem comentários:

Enviar um comentário