29/07/11

Chakras



Os chakras são centros de energia subtil do ser humano. A palavra "chakra" é um termo Indiano, significa círculo ou roda.
O sistema é constituído por chakras principais, secundários e menores.
Há sete chakras principais dispostos conforme mostra a figura.
Os secundários são 10 e estão dispostos da seguinte forma: nas palmas das mãos, nas solas dos pés, nos ombros, nos cotovelos e nos joelhos. Há ainda uma grande quantidade de chakras menores dispostos em diversas partes do corpo.
As suas funções são múltiplas. É pelos chakras que se efectuam as trocas de energia vital entre o nosso organismo e o universo. O seu funcionamento condiciona a nossa maneira de estar na vida, e a forma como nos exprimimos. O seu equilíbrio e bom funcionamento são fundamentais para uma boa saúde geral.
Os três chakras situados na parte inferior do corpo, gerem as energias que recebemos da terra, são considerados de polaridade feminina, Yin, ou negativa; os três situados na parte superior, gerem as energias que recebemos do céu, são considerados de polaridade masculina, Yang, ou positiva. O chakra cardíaco é de polaridade neutra. – Triangulo Inferior vs Triangulo  - falaremos sobre isto mais tarde!

Aos poucos iremos colocar aqui mais informação sobre cada um dos 7 Chakras principais! 

As 3 Mentes

Interessante... para todas as pessoas!

Mente Negativa (protectora): é reactiva, protectora e capta o perigo potencial. É sensível à dor e serve de escudo para as forças que podem perturbar-te ou destruir-te. 
Mente Positiva (expansiva): busca o prazer, a realização e a possibilidade de como podes utilizar as coisas na tua experiência. É construtiva e activa.
Mente Neutral (meditativa): A mente que julga e avalia sem apego em relação com o teu propósito e realidade. A mente neutral observa as acções da mente negativa e da positiva, e julga ambas em relação com o nosso Eu Superior.

Cada pensamento é filtrado através das três mentes.
Um Yogui deve desenvolver a sua mente neutra para que não faça julgamentos sob a influência do seu próprio ego.
Com uma mente neutral desenvolvida, tomamos decisões mais facilmente, pois não se gera aquele conflito interno entre prós e contras.
A clareza mental melhora substancialmente, dando-nos uma melhor noção da realidade e melhorando a nossa capacidade de percepção.

27/07/11

Meditação

Meditação é um processo de purificação da mente, de forma a não descarregarmos demasiada informação (pensamentos) no nosso subconsciente. Basta sentarmo-nos e deixar que os pensamentos surjam na nossa mente. Podem ser simples ou complexos, feios ou bonitos. Não interessa. Temos que os deixar fluir para não entrarem no subconsciente para mais tarde nos virem incomodar, no caso de ficarem recalcados. Desta forma, estamos a desenvolver a nossa mente neutral (meditativa), pois neste momento os pensamentos ocorrem de forma mais neutra, sem juízos de valor ou influências do nosso ego.
Não é preciso tirar nenhum curso para meditarmos, basta termos um sitio calmo, acolhedor e cómodo, para nos sentarmos com a coluna direita.
Com o passar do tempo, os pensamentos tenderão a acalmar e surgirão com muito menos intensidade e frequência. E quando conseguimos ficar, por uns instantes, sem pensar em nada, é uma sensação muito boa e difícil de explicar, é como se ganhássemos anos de vida. Alcançamos um sentido de bem-estar, paz interna, estabilidade e calma interior. A nossa capacidade de concentração e de projecção desenvolve-se bastante, promovendo a nossa capacidade de canalizar a energia, intensificando a efectividade e a eficiência, uma vez que a mente se torna mais clara, consciente e disponível para nós.
A nossa mente é uma ferramenta com muito potencial, e quanto mais próxima dela, mais vamos descobrindo as suas potencialidades e como trabalhar com ela, assim como também conseguiremos desenvolver a nossa intuição.

Tipos de Meditação:


- Caminhar: Meditar caminhando é recomendado especialmente às mulheres grávidas, pois prepara a mulher para o parto.
 
- Meditação com Gong: O som do Gong cria um relaxamento profundo, libertando-nos da corrente de pensamentos que a nossa mente descarrega e estimula o sistema glandular até um nível mais elevado de funcionamento.
O som do Gong tem um grande impacto no corpo e seus meridianos. Liberta bloqueios, reduz a tensão e estimula a circulação. O resultado é uma reorganização da energia emocional e dos sentimentos que estão atados à estrutura corporal.
Antes de se iniciar uma meditação com Gong é importante relaxarmos os músculos do corpo e deixarmos que o som do Gong penetre no corpo e guie a mente. Se apertarmos os músculos e tentarmos combater o processo natural de mudança que ocorre, podemo-nos sentir cansados ou mesmo até irritados pelas fortes pulsações do Gong.
Durante a meditação com Gong, ou depois, durante o relaxamento, é normal que se liberte alguns sentimentos ou emoções, como rir ou chorar. O Gong tem a capacidade de mudar os sentimentos que estão bloqueados ao cortar os pensamentos que sustentam e recriam os sentimentos. Isto pode ser aterrador, estimulante, excitante ou delicioso. Isso depende do indivíduo.

- Tratakam (Fixação do olhar): Esta é uma forma de meditação que implica a fixação do olhar. É uma poderosa técnica para focalizar a energia pranica e aumentar a capacidade de concentração.
Os olhos não actuam simplesmente como uma câmara. Eles, constantemente, scaneam e interpretam informação sensível. Os padrões (por exemplo os mandalas) estabilizam o movimento dos olhos. Onde estiver tal organização, os olhos permanecerão em movimento para estabelecer ordem. Não interactuam passivamente com o mundo dos sentidos. Assim como os olhos também reflectem o mundo interno do nosso corpo e das nossas tensões.
Enquanto as diferentes facetas de um objecto de concentração se apresentam diante de nós, na realidade, estamos a experimentar as diferentes facetas do nosso próprio ser. O objecto exterior não é nada mais que uma porta às várias facetas da nossa auto-experiência. Num sentido real, tornamo-nos naquilo em que meditamos. Se identificarmos uma nova qualidade num objecto de meditação, significa que contactámos e sacámos essa qualidade em nós mesmos. Se escolhermos uma pessoa santa e meditarmos para experimentar as suas qualidades de humildade, serviço e cura, aprenderemos a expressar estas qualidades em nós mesmos. No entanto, nem todas as imagens têm o mesmo efeito, ainda que sejam da mesma pessoa. Uma imagem pode mostrar felicidade, outra tristeza e outra contemplação. A meditação em cada uma provocará essas qualidades.
A imagem mais adequada para Tratakam é aquela que mostra neutralidade e um olhar directo dos olhos. Ela será tão impessoal como pessoal. Será capaz de nos reflectir melhor que um espelho. Também deve existir uma luz nos olhos do Mestre. Uma fotografia com um olhar directo de neutralidade pode curar e dar a capacidade instantânea de contactarmos o nosso próprio guia superior. Se meditarmos apropriada e seriamente na fotografia do Mahan Tântrico, os karmas podem desvanecerem-se e o destino individual expandir-se.

- Kriyas de Vénus: São exercícios de KY que se realizam com um companheiro, geralmente, do sexo oposto. Intensificam a experiência do exercício através da interacção das polaridades masculino-feminino. (Mulheres grávidas não devem fazê-lo!)

- Mala: Um Mala é uma ferramenta simples e efectiva que pode ajudar a reduzir stress e a acrescentar sabedoria, paciência e saúde.
Um Mala consiste em 108, 54 ou 27 contas enfiadas num fio de seda com uma conta maior, chamada conta Guru. Pode ser usado com qualquer mão. Inicia-se sempre na conta ao lado da conta Guru. Enquanto repetimos o mantra, com o polegar, move cada conta em direcção ao corpo sobre o ponto meridiano. Assim, a conta Guru vai descendo e finalmente ascende para ser a última conta da Meditação. Cada vez que sustemos a conta guru, repetimos o nosso mantra e fazemos uma oração. Para iniciar outra vez, voltamos o Mala com a ajuda da outra mão. Movemos as contas para nós e continuamos.
Podemos usar diferentes dedos com o Mala, pois cada um tem efeitos diferentes, uma vez que estão relacionados com partes diferentes do cérebro:
- Dedo índice (Júpiter): Sabedoria, conhecimento e prosperidade;
- Dedo médio (Saturno): Paciência;
- Dedo anelar (Sol): Saúde, vitalidade e um sistema nervoso forte;
- Dedo mindinho (Mercúrio): Habilidade de comunicação e inteligência.

Devemos passar a conta entre a ponta do dedo e o primeiro nó do dedo.
Podemos usar qualquer afirmação ou mantra da nossa preferência. Movemos uma conta por cada repetição do Mantra. Também pode ser feito em silêncio, em sussurro ou em voz alta.
Exemplo: Sat Nam – move só uma conta para ambas palavras.

Aqui ficam estes exemplos de meditação mais alternativos ao habitual! :) Wahe Guru!!

Massagem de Som com Taças Tibetanas e Gong



A Massagem de Som segundo Peter Hess, é utilizada nos cuidados de saúde, na fisioterapia e psicoterapia, no relaxamento, na pedagogia, no trabalho com pessoas com necessidades especiais ou simplesmente, como relaxantes e harmonizadoras do nosso corpo e mente.

Tem como benefícios:
·        Atingir rapidamente um relaxamento profundo.
·        Libertar problemas, preocupações. Soltar bloqueios ao nível emocional e físico.
·        É uma massagem suave e harmoniza cada célula do corpo.
·        Influencia a auto-estima e o poder criativo.
·     Fortalece as forças da auto-cura e provoca alegria de viver – Contribui para a harmonia entre o corpo, mente, espírito e alma.


“Se deixarmos cair uma pedra num lago, surgirão ondas concêntricas que se alastram a toda a superfície aquática. Cada molécula de água é colocada em movimento... Com a massagem de som algo de semelhante ocorre no nosso corpo, que é constituído por 80% de água. As vibrações são transmitidas ao corpo, espalhando-se em ondas concêntricas. É uma massagem reconfortante para cada uma dos 100 biliões de células existentes no corpo - uma massagem celular.”

Frase de Yogui Bhajan

" O Kundalini Yoga ensina técnicas e conhecimentos para te manteres saudável. Conseguirás um forte sistema imunitário, gladular e nervoso. Com estes construirás uma estrutura que te dará energia e te ajudará a lidar com as facetas mentais e espirituais da vida." 

KUNDALINI YOGA segundo Yogui Bhajan




O Kundalini Yoga é uma disciplina antiga, com raízes na Índia e terá cerca de 100.000 anos. Era tradicionalmente ensinado por um mestre ao seu discípulo, em círculos restrictos e muito fechados. 
Devido aos seus efeitos poderosos, somente os eleitos tinham acesso a estes ensinamentos yoguicos. 
Quebrando a antiga tradição secular de segredo que envolvia o Kundalini Yoga, Yogui Bhajan foi o primeiro a ensinar esta ciência publicamente, quando chegou ao Ocidente em 1968. Com a aproximação da Era de Aquário e a abertura do movimento hippy para a espiritualidade, e nenhuma alternativa eficiente à predominante cultura das drogas, Yogui Bhajan decidiu ensinar o Kundalini Yoga a todos os desejosos de o aprender, mantendo a sua máxima de que veio "para formar professores e não para juntar alunos".

Kundalini Yoga é um sistema integral que pratica os diferentes ramos do Yoga num único sistema. É uma ciência e prática poderosa com efeitos de transformação, mais ou menos imediatos, e que pode ser praticado por qualquer pessoa.
Combina técnicas respiratórias com movimentos, posturas físicas, relaxamento e meditação, actuando de forma directa no equilíbrio físico, mental e emocional. Alívia as tensões do corpo e pressões da mente, desperta actitudes e força interior, capacitando-nos a enfrentar os desafios do mundo actual. Desperta uma sensação de paz e felicidade interior.

Sat Nam

25/07/11

Aula de Kundalini Yoga - Kriya para a circulação

No Festival YogaTur, em Moaña - Vigo. Julho/2011

Festival YogaTur em Moaña - Vigo

Aqui fica uma amostra de um relaxamento após uma aula de Kundalini Yoga dirigida por Ângelo Surinder, com música ao vivo com o grupo Adama! Sat Nam

Benvindos ao Ajna House!

Ajna House já tem um Blog na Internet! Agora vamos publicando aqui as nossas actividades, curiosidades e eventos relacionados com o Kundalini Yoga, Terapia do Som, Massagem de Som com Taças Tibetanas e Gong, entre muitas outras coisas. 
Esperamos a vossa adesão e partilha!


Sat Nam
Surinder Sinh e Ajaipreet Kaur